Conheça agora a História da Tatuagem...

13/03/2011 06:24

Há mais de 3500 anos atrás, a tatuagem já existia como forma de expressão da personalidade ou de indivíduos de uma mesma comunidade tribal (união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas).

Os primitivos se tatuavam para marcar os fatos da vida biológica: nascimento, puberdade, reprodução e morte. Depois, para relatar os fatos da vida social: virar guerreiro, sacerdote ou rei; casar-se, celebrar a vida, identificar os prisioneiros, pedir proteção ao imponderável, garantir a vida do espírito durante e depois do corpo.

Na era Cristã, na clandestinidade, sob o jugo do poder pagão, os primeiros cristãos se reconheciam por uma série de sinais tatuados, com cruzes, as letras IHS, o peixe, as letras gregas. Na era moderna, a tatuagem passou por vários anos de marginalidade. Ela retorna a ser questão de relevância em nossa sociedade quando surge em artistas de música, cinema, e em pessoas comuns.

Deixando de ser um símbolo de marginalidade, e sim uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo, a tatuagem não é mais tosca como as de cadeias, e sim um desenho de traços mais finos e cores variadas.

Apesar de toda sua história, o conceito de origem independente se adéqua a tatuagem, pois ela foi inventada várias vezes, em diferentes momentos e partes do Mundo, em todos os continentes, com maior ou menor variação de propósitos, técnicas e resultados.

Fonte: https://www.tatuagem.com.br

O que a bíblia fala sobre tatuagem?

O bíblia não diz que pode e nem diz que não pode a palavra de Deus nos alerta a respeito do fato de que somos santuário do Espírito Santo e que devemos conservá-lo por que ele é sagrado.

1ª Coríntios 3
16. Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
17. Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.

Mas, a partir de que pondo uma expressão artística destrói o santuário do Espírito de Deus?

A partir do momento que algo que fazemos causa escândalo e gera motivo de discórdia e divisão na nossa vida não é bom, pois, tudo que vem de Deus é bom perfeito a agradável, ou seja, tatuagens que podem causar escândalo na obra de Deus devem ser evitadas para que não haja discórdia ou divisão.

Por exemplo: Dragões, caveiras, serpentes, cruz ou qualquer coisa que simbolize algo demoníaco.

Um cristão não pode carregar com sigo uma tatuagem que simbolize o diabo, salvo as pessoas que fizeram antes de conhecerem a Cristo, por que não tinham conhecimento e revelação de que aquilo simbolizava algo que não vem de Deus.


1ª Coríntios 1
10. Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.

O versículo diz que devemos falar a mesma coisa, que haja divisão entre nós, que sejamos inteiramente unidos e que tenhamos o mesmo parecer.

O que isso quer dizer?

Se você quer fazer uma tatuagem, mas ainda depende da aprovação dos seus pais ou alguém que seja responsável por você, que a decisão de fazer ou não seja tomada em conjunto para que não haja divisão e que ao final todos tenham o mesmo parecer.

Se seu pai ou responsável não quer que você faça uma tatuagem, respeite por que é assim que Deus diz que tem que ser e se está escrito nós cremos.

Hebreus 13
17. Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.

È importante que se você decidir que quer fazer uma tatuagem tem que estar em paz com Deus e todos aqueles que o cercam no convívio em sociedade, não é saudável que você enfrente tudo e todos para fazer algo que vai se transformar em um motivo de divisão.

Agora, se você tem o apoio da família, responsável ou Jam totalmente independente e tem liberdade para fazer a tatuagem é necessário que antes alguns aspectos sejam analisados para que você não se prejudique com algo que vai ficar para sempre com você.


Preconceito

Ainda existe, mas já não é vista como um ato de rebeldia, autodestruição ou vagabundagem, hoje algumas faixas da sociedade menos conservadora vê a tatuagem como um sinal de liberdade e não se opõem a essa pratica, já, outra faixa mais liberal e considerada por muitos, mais “moderna” acredita que a tatuagem é algo comum e uma conseqüência normal na evolução da sociedade como um todo.

Mas, algumas re-salvas devem ser consideradas quanto a algumas profissões e cargos públicos, na medicina e no direito ainda temos alguma resistência quanto a tatuagens, mas nada que não possa ser escondido embaixo de camisa, gravata e terno, por isso, pense bem no local onde você vai fazer a tatuagem para que ela não se torne uma pedra de tropeço na sua vida prejudicando sua carreira profissional, como exercer alguns cargos públicos que ainda resistem a pessoas tatuadas, embora já exista um grande movimento para derrubar essa resistência através de liminares movidas por candidatos o fato de ter uma tatuagem pode dificultar a sua carreira quanto a esse aspecto.

Em alguns ministérios evangélicos mais tradicionais as tatuagens também não são vistas com bons olhos, esses ministérios acreditam que isso é um ato de mundanismo e não devem faze parte da vida de um cristão.

Como eu sei se um Studio é seguro?
Varias pessoas já se tatuaram nele?
Ele deve possuir muitos anos no mercado?
Ele deve possuir autoclave?
Ele ja apareceu em revista e televisão?
Não nada disso é seguro quando falamos de garantias, elas devem existir com consistência, deve ser comprovadas, palavras sopradas ao vento não trazem garantia alguma. Um Studio de tatuagem que garanta sua integridade física deve ser regulamentado, registrado, possuir alvará de funcionamento serem autorizados e registrados pela vigilância sanitária, para tudo isso existe documentos comprobatórios serem uma empresa, possuir um numero de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), pois se por acaso algo venha a dar errado quem você vai procurar? O Zé da esquina?, Ter pelo menos um certificado de Biossegurança e preferencialmente estar sindicalizado a uma entidade de classe com credibilidade, no Brasil temos o SETAP-BR (Sindicato das Empresas de Tatuagem e Body Piercing do Brasil), estar dotado de equipamentos específicos para a assepsia e o mais importante devem ter um certificado ministrado registrado por médicos patologista, precisam ser instruídos quanto ao manuseio de todo esse equipamento assim como a rotina e procedimento na esterilização e desinfecção do local, estarem aptos a responder todas as questões com um simples pergunta sua “Como você garante minha saúde e bem estar? peça para eles te mostrarem tudo antes de você decidir por se tatuar naquele local, veja a arrumação do ambiente, desde o estado dos moveis e utensílios até mesmo a atenção dispensada pela suas indagações, na minha opinião essa seria uma das maneiras que você poderia concluir se sentiu ou não firmeza no local e pessoal.
Um Studio que não possui alvará de funcionamento nem é fiscalizado pela vigilância sanitária é clandestino e ai por mais que exista boa vontade garantias não existem.

Fonte: https://www.tatuagem.com.br

Dica: Nunca faça uma tatuagem por impulso, moda ou qualquer outro motivo que seja baseado em um sentimento passageiro, a adolescência é uma faze da vida em que as pessoas querem experimentar todo tipo de sensações, sentimentos e possibilidades que demonstrem liberdade e modernidade, mas qualquer ação impensada pode transformar a vida de um jovem e causar sérios danos ao seu desenvolvimento se tornando uma pedra de tropeço.